ATPC: PAUTA de 10.03.2015
1- Mensagem
Põe quanto És no Mínimo que Fazes
Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive
Ricardo Reis, in "Odes" - Heterónimo de Fernando Pessoa
2- Reunião por área: Falando sobre práticas
exitosas
- Considerando a gestão de sala de aula, mais especificamente a inclusão, indique quais caminhos vem utilizando para lidar com os alunos com deficiência. Compartilhe com seus colegas práticas exitosas com foco nesse tema.
- Professores de Língua Portuguesa e de Matemática: No espaço cometários, escreva suas impressões a respeito da avaliação em processo, especificamente sobre as maiores dificuldades dos alunos, com relação às habilidades elencadas nas provas. Pense naquelas que os professores das demais disciplinas podem ajudar a desenvolver.

Gostaria de parabenizar alguns professores que não perderam tempo na busca de ajuda para adaptar atividades do currículo. No início cansa e eh trabalhoso, mas logo fará parte do ritmo diário. Parabéns! Fazer a diferença eh um passo para a que a inclusão se torne realmente parte do todo....
ResponderExcluirFernando Pessoa em seu tempo e tão atual no nosso. O mínimo que podemos fazer pode ser o muito, não inaginado, de uma criança ou jovem. No início eh árduo, mas con perseverança se tornará parte da rotina diária e a gratificação vem com a igualdade entre os alunos numa msm sala....igualdade digo de ser humano...conteúdo que tenha o necessário.
ResponderExcluirOI, Gi. Que bom... sempre conectada... Obrigada por seus cometários. Bjus da Sol e da Clau.
ResponderExcluirBom dia a todos.
ResponderExcluirEm minhas aulas, sempre que possível, tenho adaptado o currículo aos alunos com deficiências. Quando não consigo peço ajudar as professoras da sala de recurso. Só tenho alunos com DI nos 6º anos, portanto as atividades que já apliquei em sala de aula que foram exitosas são:
Copiar um texto impresso sobre o que é fábula;
Escrita da fábula a cigarra e a formiga atribuída a Esopo e recontada por Jean de La Fontaine (conteúdo retirado do currículo estadual);
Desenhar a imagem da cigarra e da formiga;
Encontrar no texto impresso e sublinhar as palavras principais dessa fábula para fixar a escrita e a leitura;
Copiar as palavras principais da fábula;
Copiar um texto impresso sobre o que é conto;
Montar quebra-cabeça com um gato preto baseado no conto "O Gato Preto" de Edgar Allan Poe (conteúdo retirado do currículo estadual);
Caça-palavras com as principais palavras do conto;
Estou fazendo o máximo que posso para ajudá-los, todavia todos os alunos possuem o seu nível de aprendizado, isto é, cada atividade é aplicada de acordo com a dificuldade do aluno, alguns apresentam mais dificuldades para realizar as atividades, acaso eles não consigam terminar volto em outra aula com a mesma atividade para finalizá-la.
Espero ter ajudado com essa explanação.
Fiquem com Deus!
Ezequiel Santos.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAcredito que o Professor faz a diferença na vida dos seus alunos, já vejo resultado nos alunos que atendo, interesse, atenção...enfim...Parabéns pela dedicação!
ResponderExcluirPara os alunos com deficiência, trabalhei com o conteúdo - soluções. Primeiramente, mostrei a eles o que são soluções saturadas, insaturadas e super saturadas. Em casa, propus que fizessem uma experiência, como a que mostrei a eles e, em seguida, relatassem o que viram para mim por escrito. Também o farão oralmente.
ResponderExcluirDescobri este ano que posso fazer mais do que imaginava.
ResponderExcluirDepois de assistir as palestras com as professoras especialistas em Educação Especial, adquiri um novo olhar sobre às inclusões.
Na verdade, o professor não foi preparado para esse trabalho tão especial, o que no entanto causa-nos tantas angústias, porém agora esse é o nosso grande desafio. Então, espero de alguma forma contribuir para que a vida destes educandos seja melhor.
Minha experiência foi primeiramente observar e diagnosticar os conhecimentos prévios das alunas, conversar, tentar fazer com que elas adquirissem confiança, e isso requer um determinado tempo.
Acredito que um trabalho só tem sucesso quando a confiança é presente, o papel acolhedor do professor é fundamental.
Quanto as primeiras atividades, além de diagnosticar foi tentar fazer que a classe acolhesse melhor a aluna, em minha visão ninguém pode crescer sem apoio e acolhimento.
O próximo passo em uma atividade em grupo sobre Literatura de Cordel e estudos da biografia do poeta Patativa do Assaré, foi destinados que os alunos fizessem uma pesquisa sobre o autor, criassem um poema de cordel e depois apresentassem para a sala.
Os alunos deveriam dividir as falas da apresentação, além de apresentarem o Cordel.
A atividade foi um sucesso, pois o grupo acolheu bem a aluna com necessidades especiais e durante a apresentação ela conseguiu falar em público, embora com algumas dificuldades.
Percebi que ela depois disso, passou a ter mais confiança e a comunicar-se com mais facilidade, o que também foi percebido pela professora Eleni Braga( Biologia) e Mara Mota ( Quimíca).
Em Inglês, preparei uma atividade de vocabulário sobre os adjetivos. Com o uso do dicionário ele conseguiu identificar e relacionar o significado dos adjetivos através de imagens.
ResponderExcluirEm Língua Portuguesa conversei com a aluna para diagnosticar seus conhecimentos e dificuldades, fazer com que ela tenha confiança nas atividades propostas em sala de aula. Através da leitura de um texto, conseguiu falar com suas palavras o que entendeu, circulou as palavras chave e identificou o assunto do texto.
Elenice
As aulas de filosofia têm trabalhado de maneira dinâmica, onde no processo inicial foi trabalhado “O mito da caverna” de Platão fazendo um paralelo entre o mito e seu significado, como atividade a busca do conhecer a nós mesmos, as lições que mundo me ensinou e suas perspectivas, No entanto, acredito que o processo de inclusão, peço a todos os alunos que entregue as atividades propostas, identificando as dificuldades no currículo, trabalharei com método de avaliação, baseado no entendimento por senso comum com os alunos que apresentem as dificuldades e o mesmo será avaliado conforme seu grau de entendimento e não por suas limitações.
ResponderExcluirOlá, quero agradecer os professores que estão comprometidos em desempenhar um papel importante na vida de seus alunos com deficiência, proporcionando uma educação de qualidade de acordo com a capacidade de cada um. Observei práticas pedagógicas que obtiveram sucesso, graças ao apoio dos docentes que buscaram possíveis ajustes relativos à organização didática, utilizando diferentes estratégias relacionando os conteúdos curriculares a situações do cotidiano com exemplos concretos para apresentar ideias complexas.
ResponderExcluirCom as adaptações do conteúdo curricular e a metodologia adequada estaremos asseguramos os direitos de aprendizagem de todos, garantindo a igualdade de condições e a permanência na escola.
Em primeiro lugar quero parabenizar a equipe da escola por essa iniciativa. Tenho um aluno do 1 ano noturno com deficiência, estou fazendo uma sondagem nesse primeiro mês, para identificar as habilidades desse aluno. Observei que no debate na discussão sobre um tema ele se saiu muito bem, Que a grande dificuldade dele e a escrita. Proponho trabalhar com esse aluno, nesse momento, mas a oralidade do que a escrita, e ao longo do ano letivo refletir e questionar com ele a importância da leitura e da escrita para sua vida. Michele
ResponderExcluir