
"A ÁFRICA, SUA MULTIPLICIDADE E A NOSSA RELAÇÃO CULTURAL ”
Elaborado pela professora Silvana Martins dos Santos.
Justificativa: Em virtude da lei 10.633, que torna
obrigatório o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, nas diferentes
modalidades de ensino, este projeto visa cumprir uma carência dos materiais,
ainda despreparados para lidar com o tema.
Objetivos:
- Desmistificar os conceitos de inferioridade da cultura africana;
- Entender a visão de mundo africana e seus elementos naturais;
- Relacionar os elementos culturais africanos e compreendê-los como formadores do povo brasileiro;
- Devolver à população de matriz africana a dignidade e o conhecimento da ancestralidade do povo africano;
- Perceber o Brasil como país múltiplo com características singulares e influência de vários povos além dos europeus.
Responsáveis: Professores coordenadores,
professores da Área de Ciências Humanas, Códigos e Linguagens, Matemática.
Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental e Médio.
Procedimentos
Metodológicos: Através
do trabalho com mídia impressa e digital, tentar perceber a imagem do negro no
Brasil e no mundo; analisada esta primeira etapa, buscar conhecimentos sobre
países africanos, o significado de suas bandeiras e os processos de colonização
e libertação dessas colônias para compreender como eram esses países antes do
processo de diáspora africana. Após esses entendimentos iniciais, o professor
de cada disciplina deverá trabalhar especificamente com temas específicos:
Educação Física: Dança, capoeira, alimentação;
Geografia: Vegetação, animais e bandeiras
africanas, produção de mapas;
Língua Portuguesa: Mitos e leitura de livros, estética de
escritores com elementos afro brasileiros e africanos em seus textos, gêneros textuais, resumos relato pessoal e poemas.
Inglês: Africanidades nos países de língua
inglesa e africanos que falem o idioma inglês;
Matemática: Formas geométricas e a relação com a
pintura das casas dos povos Zulus na África do Sul;
Ciências e Biologia: Adaptações climáticas, conceito de
etnias e a teoria do surgimento da vida no continente africano;
História: A África antes e depois da escravidão;
alguns movimentos negros como o pan-africanismo, negritude, renascença do
Harlen, revolução haitiana e outros;
Arte: Máscaras africanas e artes africanas.
O projeto terá como resultado um álbum de fotografia com fotos, mapas, gráficos, textos referentes ao aprendizado sobre o continente africano e suas influências na formação do povo brasileiro.
O projeto terá como resultado um álbum de fotografia com fotos, mapas, gráficos, textos referentes ao aprendizado sobre o continente africano e suas influências na formação do povo brasileiro.
Cronograma:
De Agosto a Novembro
de 2014.
Avaliação:
O professor deve
observar a participação efetiva do aluno, na realização das atividades. Além
disso, será também avaliado o produto final (o álbum de fotografia). Os
professores deverão estabelecer os critérios, para essa avaliação, procurando a
objetividade.
"EDUCAR PARA
CONSUMIR"
Justificativa
Este projeto
visa formar cidadãos mais conscientes sobre o consumo, uma vez que o modo de
vida incentivado pelas corporações empresariais vem resultando na destruição do
planeta e coisificação do ser humano. Por isso, é importante que a escola
assuma seu papel de formadora de homens que pensem e tomem as decisões mais
sábias para a solução dos problemas advindos de um estilo de viver, que, em
última instância, objetiva apenas o lucro.
Tem
parceria com a Fundação ProCon e a Diretoria de Ensino de Americana que, com material
e orientação técnica, auxiliam os educadores a desenvolver as mais pertinentes situações de aprendizagem
para a execução dos trabalhos. Segundo a Fundação ProCon estimular os educadores a tratar o tema
consumo consciente e responsável, é um primeiro passo para despertar, nos
alunos, uma atitude de atenção constante frente aos variados fatores das
relações de consumo que estabelecem no seu cotidiano.
Objetivos:Será foco
deste projeto o desenvolvimento, em médio prazo, das seguintes competências: a
consciência crítica, no momento de consumir; a capacidade de distinguir
necessidade de desejo; o ato de consumo como ação segura e consciente, com
responsabilidade social e ambiental, que exige, inclusive, o respeito aos
direitos coletivos. A curto prazo, os alunos deverão:
- Avaliar os danos causados pelo consumismo ao meio ambiente e proposta de solução para o problema.
- Compreender os impactos ambientais causados pela extração de matéria-prima.
- Compreender as mudanças histórias dos meios de comunicação e sua influência nas decisões de compra.
- Entender como o uso de certos tipos de energia degradam o meio ambiente.
- Pesquisar fontes de energia alternativa.
- Perceber outras formas de organização social e econômica das sociedades de consumo.
- Caracterizar a sociedade em que vivemos, quanto a produção e consumo de produtos e serviços.
- Criar cidades onde o consumo seja mais racional.
- Analisar campanhas publicitárias, a retórica, os recursos verbais e não verbais.
- Expressar sentimentos por meio de vídeos e textos escritos sobre o consumismo.
- Escrever relatórios das aulas com registro fotográfico.
Responsáveis
Coordenadores
e Professores.
Público Alvo
Alunos do
Ensino Fundamental e Médio
Procedimentos Metodológicos
Atividades
(sugeridas no Manual do Multiplicador – Fundação ProCon-SP):
Geografia
Tema: Consumo
e meio ambiente
Atividade:
Fazer um levantamento sobre quais são os hábitos de consumo dos alunos e qual o
impacto que isso representa ao meio ambiente: desde a extração de matéria-prima
para a sua fabricação até o descarte de resíduos. Os alunos devem propor
soluções para os problemas gerados ao ambiente natural.
Público-alvo:
Alunos do Ensino Fundamental (9º ano) e do Médio (3º ano)
Tema:
Consumismo – o meio ambiente e as grandes paisagens naturais da Terra
Atividade:
Relacionar a degradação do meio ambiente com o consumismo. Solicitar aos alunos
que observem com que tipo de matéria-prima é feito determinado produto de uso
diário (como roupas e material escolar) e qual impacto sua extração gera ao
meio ambiente.
Público-alvo:
Alunos do Ensino Fundamental (9º ano) e do Médio (3º ano)
História
Tema:
Sociedade Tecnológica: Compras pela Internet
Atividade:
Pesquisar sobre a influência da internet nas nossas decisões de compra.
Verificar com os alunos se eles ou sua família fazem compras pela internet.
Discutir sobre a evolução da velocidade das comunicações e dos transportes ao
longo da história e suas influências nas compras.
Público-alvo:
Alunos do Ensino Fundamental (9º ano) e do Médio (3º ano)
Ciências
Tema: Consumo
Consciente
Atividade:
Solicitar aos alunos que façam um levantamento sobre os tipos de energia que
utilizam diariamente. Pesquisar a relação do uso dessas energias coma
degradação do meio ambiente. Quais são as fontes de energia alternativas que
existem e quais já podemos optar por utilizar em nosso cotidiano.
Público-alvo:
Alunos do Ensino Fundamental (9º ano) e do Médio (3º ano)
Filosofia e Sociologia
Tema:
Sociedade de Consumo
Atividade:
Dividir a sala em grupo, solicitando uma pesquisa para cada um sobre:
sociedades onde há trocas de mercadorias; sociedades autossuficientes – que
produzem o que consomem-; as características da sociedade em que vivemos,
quanto a produção e consumo de produtos e serviços.
Solicitar que
cada grupo exponha o que foi pesquisado. Ao final, os alunos devem apresentar
uma proposta de uma nova sociedade, posterior à nossa.
Público-alvo:
Alunos do Ensino Fundamental (9º ano) e do Médio (3º ano)
Língua Portuguesa e Arte
Tema: A
linguagem da propaganda e sua influência nos hábitos de consumo
Atividade:
Propor a análise de campanhas publicitárias – os recursos linguísticos, o que é
literal e o que está subentendido por meio de imagens e sons. É possível
verificar códigos verbais e não verbais, nas publicidades impressas e
veiculadas pela TV. A proposta é levar o aluno a perceber e refletir sobre os
apelos sensoriais desse tipo de mensagem.
Solicitar aos
alunos que produzam uma música ou um vídeo, mostrando o que sentiram ao comprar
algo que desejavam muito, incentivados pela propaganda e, também um outro
descrevendo o oposto, isto é, o que sentem quando não conseguem comprar algo
que desejam.
Público-alvo: Alunos do Ensino Fundamental (9º ano)
e do Médio (3º ano)
Cronograma: Este projeto terá início no primeiro
semestre de 2014.
Avaliação: É esta um processo contínuo, que
existe desde o instante em que nasce um projeto até o dia em que seus efeitos e
resultados são analisados. Articulado ao currículo, este mesmo projeto será
integrado ao planejamento escolar e desenvolvido a partir das avaliações
diagnósticas, com o fim último de possibilitar aos educadores a construção de
metodologias que encaminhem a aprendizagem significativa. Neste caso, os
professores poderão encaminhar os seguintes instrumentos de avaliação:
1-Relatórios
das aulas com registro fotográfico.
2-Listas
de presença e relatórios de frequência dos alunos.
3-Relatório
de avaliação do projeto, elaborado pelos alunos.
4-Relatórios
de avaliação elaborados pelos educadores do projeto.
5-Os
professores deverão estabelecer previamente os critérios para avaliação dos
trabalhos produzidos pelos alunos, considerando:
trabalhos produzidos pelos alunos, considerando:
a-Conhecimentos
construídos por meio de textos elaborados, em sala de aula.
b-Conhecimentos
construídos pela leitura de campanhas publicitárias.
c-Compreensão
do tema estudado por meio da produção de vídeos e textos escritos.
d-Emprego
de imagens e outros recursos para a construção da coerência e coesão.
Gostei muito da iniciativa em tratar de um tema tão atual, pois se observarmos bem, os jovens estão cada vez mais consumistas e sem noção alguma do verdadeiro custo, função e necessidade de possuir ou não algum produto que está no mercado.
ResponderExcluirProf. Danilo Barsotti - Ed. Física