terça-feira, 1 de abril de 2014

Olá, professores do Ary. Iniciando a semana, aqui vão algumas dicas sobre o emprego de blogs, na sala de aula. 


Essas páginas da internet podem se tornar recursos pedagógicos valiosos para o desenvolvimento de habilidades como compartilhamento de experiências, ampliação de conhecimentos, busca, em conjunto, de solução de problemas, criação de textos, respeito à opinião alheia, etc..  


Do blog, jarbas.wordpress.com, aqui estão as dicas:

Você pode iniciar um blog da classe para …
  • Postar mensagens sobre informações úteis tais como calendário, agenda de eventos, tarefas de casa e etc.Postar tarefas baseadas na leitura de referências recomendadas, e solicitar aos alunos que respondam em seus próprios blogs, criando um tipo de portfólio de seus trabalhos.
  • Fornecer exemplos de trabalho em sala de aula, de atividades de vocabulário, ou de jogos gramaticais.
  • Fornecer exercícios de leitura on line para que seus alunos leiam e “reajam”.
  • Reunir e organizar recursos da Internet para cursos específicos, fornecendo links para sites apropriados assim como informações sobre sua relevância.
  • Postar fotos e comentários sobre atividades em classe.
  • Convidar os alunos a comentarem ou postarem mensagens sobre determinados assuntos com o objetivo de lhes dar “voz” por meio da escrita.
  • Publicar bons exemplos de redações dos alunos.
  • Expor produtos de arte, poesia e histórias criativas dos alunos.
  • Criar um site de ensino dinâmico, postando não somente assuntos relacionados com atividades da classe, mas também atividades, tópicos de discussão, links com informação adicional, informação sobre tópicos que os alunos estão estudando, leituras para inspirar a aprendizagem.
  • Criar círculos de literatura.
  • Criar clubes do livro on line.
  • Fazer uso do comentário para que os alunos publiquem mensagens sobre tópicos utilizados no desenvolvimento de habilidades linguísticas.
  • Solicitar aos alunos que criem seus próprios blogs individuais do curso, onde postarão suas próprias idéias, reações e trabalhos escritos.
  • Postar tarefas para levar em frente aprendizagens baseadas em projetos.
  • Editar jornais de classe, usando artigos escritos por alunos, assim como fotos que eles possam ter produzido.
  • Ligar sua classe com outra classe em qualquer lugar do mundo.
Você pode encorajar seus alunos (seja em seu blog, seja por encorajamento via comentários nos blogs individuais deles) a publicarem: 
  • Suas reações a questões intelectualmente instigantes.
  • Suas reações a fotos que você tenha postado.
  • Diários pessoais.
  • Resultados de investigações que eles tenham realizado sobre um tópico do programa.
  • Suas ideias e opiniões sobre tópicos discutidos em classe.
Você pode incentivar seus alunos a criarem blogs para:
  • Completar tarefas de redação.
  • Aprender sobre blogs.
  • Criar um portfólio sobre sua produção escrita.
  • Expressar suas opiniões a respeito de tópicos que estão estudando.
  • Escrever comentários, opiniões, ou questões sobre o noticiário dos jornais ou assuntos de interesse pessoal.
  • Discutir atividades e dizer o que pensam sobre elas (Você, professor, pode aprender muito com isso!).
  • Escrever sobre tópicos do programa de estudos, utilizando o novo vocabulário aprendido assim como novas expressões idiomáticas.
  • Mostrar suas melhores redações.
Você também pode solicitar à classe que crie um blog comunitário para:
  • Completar trabalho de projeto em pequenos grupos, designando para cada grupo uma tarefa diferente.
  • Expor produtos de aprendizagens baseadas em projeto.
  • Completar uma WebQuest.
Que tal vocês contarem suas experiências sobre blogs?








Nenhum comentário:

Postar um comentário