quinta-feira, 3 de abril de 2014

Novos Projetos da Escola



"A ÁFRICA, SUA MULTIPLICIDADE E A NOSSA RELAÇÃO CULTURAL ”

Elaborado pela professora Silvana Martins dos Santos. 

Justificativa: Em virtude da lei 10.633, que torna obrigatório o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, nas diferentes modalidades de ensino, este projeto visa cumprir uma carência dos materiais, ainda despreparados para lidar com o tema.

Objetivos:
  • Desmistificar os conceitos de inferioridade da cultura africana;
  • Entender a visão de mundo africana e seus elementos naturais;
  • Relacionar os elementos culturais africanos e compreendê-los como formadores do      povo brasileiro;
  • Devolver à população de matriz africana a dignidade e o conhecimento da        ancestralidade do povo africano;
  • Perceber o Brasil como país múltiplo com características singulares e influência de  vários povos além dos europeus.
Responsáveis: Professores coordenadores, professores da Área de Ciências Humanas, Códigos e Linguagens, Matemática.

Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental e Médio.
Procedimentos Metodológicos: Através do trabalho com mídia impressa e digital, tentar perceber a imagem do negro no Brasil e no mundo; analisada esta primeira etapa, buscar conhecimentos sobre países africanos, o significado de suas bandeiras e os processos de colonização e libertação dessas colônias para compreender como eram esses países antes do processo de diáspora africana. Após esses entendimentos iniciais, o professor de cada disciplina deverá trabalhar especificamente com temas específicos:
Educação Física: Dança, capoeira, alimentação;
Geografia: Vegetação, animais e bandeiras africanas, produção de mapas;
Língua Portuguesa: Mitos e leitura de livros, estética de escritores com elementos afro brasileiros e africanos em seus textos, gêneros  textuais, resumos relato pessoal e poemas.
Inglês: Africanidades nos países de língua inglesa e africanos que falem o idioma inglês;
Matemática: Formas geométricas e a relação com a pintura das casas dos povos Zulus na África do Sul;
Ciências e Biologia: Adaptações climáticas, conceito de etnias e a teoria do surgimento  da vida no continente africano;
História: A África antes e depois da escravidão; alguns movimentos negros como o pan-africanismo, negritude, renascença do Harlen, revolução haitiana e outros;
Arte: Máscaras africanas e artes africanas.

O projeto terá como resultado um álbum de fotografia com fotos, mapas, gráficos, textos referentes ao aprendizado sobre o continente africano e suas influências na formação do povo brasileiro.
Cronograma: De Agosto a Novembro de 2014.

Avaliação: O professor deve observar a participação efetiva do aluno, na realização das atividades. Além disso, será também avaliado o produto final (o álbum de fotografia). Os professores deverão estabelecer os critérios, para essa avaliação, procurando a objetividade. 

"EDUCAR PARA CONSUMIR"

Justificativa
Este projeto visa formar cidadãos mais conscientes sobre o consumo, uma vez que o modo de vida incentivado pelas corporações empresariais vem resultando na destruição do planeta e coisificação do ser humano. Por isso, é importante que a escola assuma seu papel de formadora de homens que pensem e tomem as decisões mais sábias para a solução dos problemas advindos de um estilo de viver, que, em última instância, objetiva apenas o lucro. 

Tem parceria com a Fundação ProCon e a Diretoria de Ensino de Americana que, com material e orientação técnica, auxiliam os educadores a desenvolver  as mais pertinentes situações de aprendizagem para a execução dos trabalhos. Segundo a Fundação ProCon   estimular os educadores a tratar o tema consumo consciente e responsável, é um primeiro passo para despertar, nos alunos, uma atitude de atenção constante frente aos variados fatores das relações de consumo que estabelecem no seu cotidiano.

Objetivos:Será foco deste projeto o desenvolvimento, em médio prazo, das seguintes competências: a consciência crítica, no momento de consumir; a capacidade de distinguir necessidade de desejo; o ato de consumo como ação segura e consciente, com responsabilidade social e ambiental, que exige, inclusive, o respeito aos direitos coletivos. A curto prazo, os alunos deverão:
  • Avaliar os danos causados pelo consumismo ao meio ambiente e proposta de solução para o problema.
  • Compreender os impactos ambientais causados pela extração de matéria-prima.
  • Compreender as mudanças histórias dos meios de comunicação e sua influência nas decisões de compra.
  • Entender como o uso de certos tipos de energia degradam o meio ambiente.
  • Pesquisar fontes de energia alternativa.
  • Perceber outras formas de organização social e econômica das sociedades de consumo.
  • Caracterizar a sociedade em que vivemos, quanto a produção e consumo de produtos e serviços.
  • Criar cidades onde o consumo seja mais racional.
  • Analisar campanhas publicitárias, a retórica, os recursos verbais e não verbais.
  • Expressar sentimentos por meio de vídeos e textos escritos sobre o consumismo.
  • Escrever relatórios das aulas com registro fotográfico.
Responsáveis
Coordenadores e Professores.

Público Alvo
Alunos do Ensino Fundamental e Médio

Procedimentos Metodológicos
Atividades (sugeridas no Manual do Multiplicador – Fundação ProCon-SP):
      Geografia
Tema: Consumo e meio ambiente
Atividade: Fazer um levantamento sobre quais são os hábitos de consumo dos alunos e qual o impacto que isso representa ao meio ambiente: desde a extração de matéria-prima para a sua fabricação até o descarte de resíduos. Os alunos devem propor soluções para os problemas gerados ao ambiente natural.
Público-alvo: Alunos do Ensino Fundamental (9º ano) e do Médio (3º ano)
Tema: Consumismo – o meio ambiente e as grandes paisagens naturais da Terra
Atividade: Relacionar a degradação do meio ambiente com o consumismo. Solicitar aos alunos que observem com que tipo de matéria-prima é feito determinado produto de uso diário (como roupas e material escolar) e qual impacto sua extração gera ao meio ambiente.
Público-alvo: Alunos do Ensino Fundamental (9º ano) e do Médio (3º ano)
       História
Tema: Sociedade Tecnológica: Compras pela Internet
Atividade: Pesquisar sobre a influência da internet nas nossas decisões de compra. Verificar com os alunos se eles ou sua família fazem compras pela internet. Discutir sobre a evolução da velocidade das comunicações e dos transportes ao longo da história e suas influências nas compras.
Público-alvo: Alunos do Ensino Fundamental (9º ano) e do Médio (3º ano)
      Ciências
Tema: Consumo Consciente
Atividade: Solicitar aos alunos que façam um levantamento sobre os tipos de energia que utilizam diariamente. Pesquisar a relação do uso dessas energias coma degradação do meio ambiente. Quais são as fontes de energia alternativas que existem e quais já podemos optar por utilizar em nosso cotidiano.
Público-alvo: Alunos do Ensino Fundamental (9º ano) e do Médio (3º ano)
     Filosofia e Sociologia
Tema: Sociedade de Consumo
Atividade: Dividir a sala em grupo, solicitando uma pesquisa para cada um sobre: sociedades onde há trocas de mercadorias; sociedades autossuficientes – que produzem o que consomem-; as características da sociedade em que vivemos, quanto a produção e consumo de produtos e serviços.
Solicitar que cada grupo exponha o que foi pesquisado. Ao final, os alunos devem apresentar uma proposta de uma nova sociedade, posterior à nossa.
Público-alvo: Alunos do Ensino Fundamental (9º ano) e do Médio (3º ano)
     Língua Portuguesa e Arte
Tema: A linguagem da propaganda e sua influência nos hábitos de consumo
Atividade: Propor a análise de campanhas publicitárias – os recursos linguísticos, o que é literal e o que está subentendido por meio de imagens e sons. É possível verificar códigos verbais e não verbais, nas publicidades impressas e veiculadas pela TV. A proposta é levar o aluno a perceber e refletir sobre os apelos sensoriais desse tipo de mensagem.
Solicitar aos alunos que produzam uma música ou um vídeo, mostrando o que sentiram ao comprar algo que desejavam muito, incentivados pela propaganda e, também um outro descrevendo o oposto, isto é, o que sentem quando não conseguem comprar algo que desejam.

Público-alvo: Alunos do Ensino Fundamental (9º ano) e do Médio (3º ano)

Cronograma: Este projeto terá início no primeiro semestre de 2014.

Avaliação: É esta um processo contínuo, que existe desde o instante em que nasce um projeto até o dia em que seus efeitos e resultados são analisados. Articulado ao currículo, este mesmo projeto será integrado ao planejamento escolar e desenvolvido a partir das avaliações diagnósticas, com o fim último de possibilitar aos educadores a construção de metodologias que encaminhem a aprendizagem significativa. Neste caso, os professores poderão encaminhar os seguintes instrumentos de avaliação:

1-Relatórios das aulas com registro fotográfico.
2-Listas de presença e relatórios de frequência dos alunos.
3-Relatório de avaliação do projeto, elaborado pelos alunos.
4-Relatórios de avaliação elaborados pelos educadores do projeto.
5-Os professores deverão estabelecer previamente os critérios para avaliação dos
trabalhos produzidos pelos alunos, considerando: 
a-Conhecimentos construídos por meio de textos elaborados, em sala de aula.
b-Conhecimentos construídos pela leitura de campanhas publicitárias.
c-Compreensão do tema estudado por meio da produção de vídeos e textos escritos.
d-Emprego de imagens e outros recursos para a construção da coerência e coesão. 



Um comentário:

  1. Gostei muito da iniciativa em tratar de um tema tão atual, pois se observarmos bem, os jovens estão cada vez mais consumistas e sem noção alguma do verdadeiro custo, função e necessidade de possuir ou não algum produto que está no mercado.
    Prof. Danilo Barsotti - Ed. Física

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