sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Diálogo Entre Áreas: Corpo e Currículo numa perspectiva da plasticidade do corpo humano.



Objetivo

Discutir sobre os pontos de convergências e os olhares de cada disciplina, integrando os Currículos dos diferentes componentes em torno da Temática em novas experiências de aprendizagem ao aluno.

Justificativa

Consideramos a importância: 
  • do desenvolvimento da Competência Leitora e Escritora no seu sentido holístico, como fundamental para a Educação Integral do Aluno;
  • atendendo ao documento Replanejamento 2016, SEE-SP, que recomenda, para a área de Ciências da Natureza, ações voltadas para o desenvolvimento de competências e habilidades de forma interdisciplinar e articulada com outras áreas de conhecimento. Nesse aspecto, as disciplinas da área podem, além de dialogar entre si, abordar temas transversais e desenvolver projetos interdisciplinares que envolvam parte ou toda a comunidade escolar.

Textos Motivadores:

Fernando Pessoa 
MEU CORPO É MÁQUINA
Meu corpo é máquina de sonhar.

Todos os meus gestos, palavras e olhares
são extensões deste sonho.
E quando saio à rua, tal Bernardo Soares,
carrego neste corpo tristonho
uma alegria que não cabe.
Tudo o que toco
seja com os olhos, o ouvido ou o tato
passa a fazer parte do meu corpo.
O som o ar os postes
tomam lugar nas hostes
desta máquina de sonhar.
Meu corpo é máquina
e com ele sonho pelas ruas,
e se me pedem um trocado no sinal
posso dar ou não, dependendo do que sonho no momento.
(O sonho tem suas próprias leis,
está sempre em movimento)
E quando volto para casa
sonhando baixinho
ainda te encontro no meio do meu caminho
como se morássemos na mesma cidade.
Meu corpo é máquina de sonhar teu corpo
em alta velocidade.

_________________________________________________________________________________
Usando a mente para curar seu corpo
O melhor amigo do seu corpo? Seu cérebro!

Pesquisas de ponta comprovam que técnicas mente / corpo podem aliviar dores, insônia, doenças, e muito mais. Um guia cético para se “pensar positivo”: Há uma boa razão para você se sentir como um deus ou uma deusa quando sai da aula de ioga, e não é porque você finalmente conseguiu o dinheiro para a sua prática.

É porque ioga e semelhantes métodos para acalmar a mente apresentam o mesmo potencial de muitos medicamentos para tratar o que a aflige. “Nós agora temos convincentes provas científicas de que a mente pode curar o corpo”, diz Herbert Benson, diretor emérito do Instituto para a Medicina da Mente e do Corpo.

As últimas promessas: Seu corpo se sintoniza com seu estresse – A pesquisa do Dr. Benson concluiu que as práticas mente/corpo, como meditação, yoga, tai chi, respiração profunda, visualização, etc, promovem uma resposta de relaxamento, reprimindo a liberação dos hormônios do estresse, cortisol e adrenalina.

Seu coração desacelera, a pressão arterial cai e a digestão fica facilitada. Sua imunidade sobe – A resposta de relaxamento faz com que as células liberem microsopros de óxido nítrico, um gás que dilata os vasos sanguíneos e estabiliza o sistema imunológico, relata Dr. Benson no Medical Science Monitor.

Métodos mente / corpo trabalharam tão bem quanto medicamentos destinados a promover os mesmos efeitos, porém sem os efeitos colaterais. Seu cérebro cresce – Conforme você envelhece, seu cérebro começa a encolher. Mas em um estudo da NeuroReport, os pesquisadores descobriram que o córtex pré-frontal e a ínsula anterior direita, áreas ligadas à atenção e ao processamento sensorial, eram mais grossos e mais robustos naqueles que meditam. “É como um exercício para o cérebro, tornando-o mais forte”, diz Rick Hanson, neuro-psicólogo de San Rafael, California.

Seus genes mudam – Aqui está a verdadeira notícia “tapa na cara”: Em um estudo da PLoS ONE (revista científica online), Dr. Benson comparou os genes de 38 pessoas, metade das quais meditava regularmente e metade das quais nunca o fez. Controlando vários fatores, ele descobriu que os genes associados com doenças relacionadas ao estresse se comportavam de maneira diferente nos dois grupos. “Estes genes controlam não só o estresse, mas também o envelhecimento precoce e inflamações”, afirma ele. Parece que os genes dos meditadores disseram ao seu corpo para se estressarem menos e envelhecerem mais lentamente. Por Erin Bried.

                    


Nenhum comentário:

Postar um comentário