Olá, professores, segue texto do PPP, para discussão e revisão. Mandem seus comentários, que retomaremos, nos próximos encontros pedagógicos. Ok?
A coordenação
II – LINHAS
BÁSICAS DO PROJETO PEDAGÓGICO
“Basicamente,
o projeto pedagógico é o referencial através do qual a escola passa a balizar
ações, sem , contudo, limitar-se a uma série
de normas inflexíveis, mas constituindo-se , sobretudo , em uma nova origem
sobre o ato de educar. A filosofia do estímulo substituiu o velho caráter
de imposição” (Carlos Roberto Jamil
Cury)
Tomando como princípio este
pensamento, a Equipe Escolar desta Escola
construiu a sua Proposta Pedagógica
sem perder de vista a filosofia educacional e as questões
técnico-pedagógicas.
“A liberdade
de agir sobre o mundo e de construir o real é o objetivo do processo educativo. Jean Piaget
Assim , o ensino é ministrado com base nos princípios liberdade de aprender, ensinar,
pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber ; pluralismo de ideais
e de concepções pedagógicas; respeito à liberdade e apreço à tolerância;
garantia de padrão de qualidade; vinculação entre a educação escolar, o
trabalho e as práticas sociais.
E, ainda, proporcionar ao educando,
por meio do processo educativo, a compreensão do mundo em sua dimensão real,
social e histórica, atentando para que os conhecimentos construídos no ambiente
escolar possibilitem o acesso/construção de novas aprendizagens; favorecer o
desenvolvimento de competências que capacitem os jovens a se expressarem
crítica e criativamente nas diversas formas de linguagem; propiciar, por
intermédio das ações pedagógicas, possibilidades para que o aluno construa a sua autonomia moral e intelectual,
como cidadão crítico participativo, pautando-se pelos valores da
responsabilidade e capacidade de interferir para transformar a sociedade em que
vive; e , ainda , valendo-se de diferentes formas de educação, trabalho,
ciência e tecnologia, provocar o desenvolvimento de aptidões para a vida social
e inserção/manutenção da presença no mundo do trabalho. Valorizar o mérito e
cada indivíduo e o desenvolvimento de seus conhecimentos e valores.
Após
reafirmar os princípios e objetivos da escola, foram avaliadas todas as
dimensões da gestão escolar, ficando constatado
a necessidade de intensificar e
especificar trabalhos de melhoria em
todos os setores e garantir assim nossos propósitos.
Quanto a gestão de resultados
educacionais, a escola deverá
implementar o seu projeto político pedagógico quanto à necessidade de formação
integral dos alunos dentro de um espaço prazeroso, significativo e
saudável, melhorando os índices de
aprovação e permanência na escola. A necessidade de enfatizar junto aos pais a
importância da participação da família na vida escolar de seus filhos, pois
desta forma é possível alcançar melhorias nos resultados das ações educativas a
serem desenvolvidas pela escola.
Destacamos, na gestão participativa,
participação dos colegiados de forma mais efetiva garantindo a construção de
uma gestão democrática que contribua efetivamente na formação dos alunos. Eles
representam a comunidade escolar e local e podem, juntamente com a gestão
escolar, definir caminhos para tomar deliberação, analisar as ações a
empreender e os meios a utilizar para o cumprimento das finalidades da escola.
A busca de parcerias oportunizará aos
alunos possibilidades de desenvolver competências necessárias à compreensão dos
fundamentos científicos e tecnológicos dos processos produtivos e na adaptação
do aluno às novas formas de organização de trabalho e experiências interativas,
ampliando e aprofundando o conhecimento escolar, instrumentalizando para o
exercício de uma vida cidadã e produtiva.
Quanto à gestão pedagógica, há
necessidade de promover a integração e articulação dos conhecimentos em
processo permanente de interdisciplinaridade e contextualização, para o e
desenvolvimento de competências. Preparando os jovens para participar desta
sociedade complexa, que requer aprendizagem autônoma e contínua ao longo da
vida.
Respeitando o nível de aprendizagem de
cada aluno, investir na avaliação inclusiva, para o sucesso da escola e do aluno,
pois é através dela que vamos criar novos instrumentos de trabalho. A avaliação
da aprendizagem é um recurso útil e necessário para auxiliar a escola na busca
do melhor para os alunos e educadores
Segundo Lukesi :
“A avaliação
só nos propiciará condições
para
obtenção de uma melhor
qualidade de
vida se estiver assentada
sobre a
disposição para acolher, pois é
a partir daí
que podemos construir
qualquer
coisa que seja.”
Fica destacado o trabalho de avaliação
da instituição pela comunidade, na gestão educacional, com o aprimoramento das
metas e objetivos traçados pela escola, atendendo, assim, os anseios da
comunidade/sociedade e garantindo a formação de um cidadão crítico e consciente
de seu papel no mundo.
O trabalho de gestão de pessoas dentro
da escola é fundamental no dia a dia da escola, pois o relacionamento ético e
solidário entre os integrantes da escola, bem como, a auto-estima elevada
favorece e interfere positivamente na qualidade e no sucesso de todos.
Na
gestão de serviços de apoio e recursos físicos e financeiros, ressalta-se o
módulo deficitário de funcionários. O recurso repassado pela FDE não é
suficiente para suprir este déficit. Em
função disso, buscar ações que favoreçam a conservação, manutenção e
preservação do patrimônio escolar é necessidade da escola.
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