quarta-feira, 3 de junho de 2015

Projeto Político Pedagógico

Olá, professores, segue texto do PPP, para discussão e revisão. Mandem seus comentários, que retomaremos, nos próximos encontros pedagógicos. Ok?

A coordenação

   II – LINHAS BÁSICAS DO PROJETO PEDAGÓGICO

“Basicamente, o projeto pedagógico é o referencial através do qual a escola passa a balizar ações, sem , contudo, limitar-se a uma série  de normas inflexíveis, mas constituindo-se , sobretudo , em uma nova origem sobre o ato de educar. A filosofia do estímulo substituiu o velho caráter de  imposição” (Carlos Roberto Jamil Cury)

Tomando como princípio este pensamento, a Equipe Escolar desta Escola  construiu a sua Proposta Pedagógica  sem perder de vista a filosofia educacional e as questões técnico-pedagógicas.
“A liberdade de agir sobre o mundo e de construir o real é o objetivo do processo educativo.                   Jean Piaget
       
Assim , o ensino  é ministrado com base nos  princípios liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber ; pluralismo de ideais e de concepções pedagógicas; respeito à liberdade e apreço à tolerância; garantia de padrão de qualidade; vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

E, ainda, proporcionar ao educando, por meio do processo educativo, a compreensão do mundo em sua dimensão real, social e histórica, atentando para que os conhecimentos construídos no ambiente escolar possibilitem o acesso/construção de novas aprendizagens; favorecer o desenvolvimento de competências que capacitem os jovens a se expressarem crítica e criativamente nas diversas formas de linguagem; propiciar, por intermédio das ações pedagógicas, possibilidades para que o aluno  construa a sua autonomia moral e intelectual, como cidadão crítico participativo, pautando-se pelos valores da responsabilidade e capacidade de interferir para transformar a sociedade em que vive; e , ainda , valendo-se de diferentes formas de educação, trabalho, ciência e tecnologia, provocar o desenvolvimento de aptidões para a vida social e inserção/manutenção da presença no mundo do trabalho. Valorizar o mérito e cada indivíduo e o desenvolvimento de seus conhecimentos e valores.

Após reafirmar os princípios e objetivos da escola, foram avaliadas todas as dimensões da gestão escolar, ficando constatado  a necessidade de intensificar  e especificar  trabalhos de melhoria em todos os setores e garantir assim nossos propósitos.

Quanto a gestão de resultados educacionais,  a escola deverá implementar o seu projeto político pedagógico quanto à necessidade de formação integral dos alunos dentro de um espaço prazeroso, significativo e saudável,  melhorando os índices de aprovação e permanência na escola. A necessidade de enfatizar junto aos pais a importância da participação da família na vida escolar de seus filhos, pois desta forma é possível alcançar melhorias nos resultados das ações educativas a serem desenvolvidas pela escola.

Destacamos, na gestão participativa, participação dos colegiados de forma mais efetiva garantindo a construção de uma gestão democrática que contribua efetivamente na formação dos alunos. Eles representam a comunidade escolar e local e podem, juntamente com a gestão escolar, definir caminhos para tomar deliberação, analisar as ações a empreender e os meios a utilizar para o cumprimento das finalidades da escola.

A busca de parcerias oportunizará aos alunos possibilidades de desenvolver competências necessárias à compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos dos processos produtivos e na adaptação do aluno às novas formas de organização de trabalho e experiências interativas, ampliando e aprofundando o conhecimento escolar, instrumentalizando para o exercício de uma vida cidadã e produtiva.

Quanto à gestão pedagógica, há necessidade de promover a integração e articulação dos conhecimentos em processo permanente de interdisciplinaridade e contextualização, para o e desenvolvimento de competências. Preparando os jovens para participar desta sociedade complexa, que requer aprendizagem autônoma e contínua ao longo da vida.

Respeitando o nível de aprendizagem de cada aluno, investir na avaliação inclusiva, para o sucesso da escola e do aluno, pois é através dela que vamos criar novos instrumentos de trabalho. A avaliação da aprendizagem é um recurso útil e necessário para auxiliar a escola na busca do melhor para  os alunos e educadores

Segundo Lukesi :    

“A avaliação só nos propiciará condições
para obtenção de uma melhor
qualidade de vida se estiver assentada
sobre a disposição para acolher, pois é
a partir daí que podemos construir
qualquer coisa que seja.”

Fica destacado o trabalho de avaliação da instituição pela comunidade, na gestão educacional, com o aprimoramento das metas e objetivos traçados pela escola, atendendo, assim, os anseios da comunidade/sociedade e garantindo a formação de um cidadão crítico e consciente de seu papel no mundo.

O trabalho de gestão de pessoas dentro da escola é fundamental no dia a dia da escola, pois o relacionamento ético e solidário entre os integrantes da escola, bem como, a auto-estima elevada favorece e interfere positivamente na qualidade e no sucesso de todos.

Na gestão de serviços de apoio e recursos físicos e financeiros, ressalta-se o módulo deficitário de funcionários. O recurso repassado pela FDE não é suficiente para suprir  este déficit. Em função disso, buscar ações que favoreçam a conservação, manutenção e preservação do patrimônio escolar é necessidade da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário