GESTÃO DA SALA DE AULA
O planejamento prévio do trabalho pedagógico
A adequada escolha dos textos e das atividades de leitura e escrita
Defender a importância do trabalho pedagógico com a diversidade textual não significa considerar
que os alunos possam realizar todo tipo de atividade com qualquer tipo de texto. É preciso ter
critérios de seleção, considerando, por exemplo: a complexidade do texto, o nível de dificuldade
da atividade em relação ao texto escolhido, a familiaridade dos alunos com o tipo de texto, a
adequação do conteúdo à faixa etária e a adequação dos textos selecionados e da proposta de
atividade às necessidades de aprendizagem dos alunos.
A prática pedagógica tem demonstrado que, quando se pretende trabalhar com a diversidade
textual, para as situações em que se lê para os alunos, praticamente todo texto é adequado,
desde que o conteúdo possa interessar, pois o professor atua como mediador entre eles e o texto.
Mas se o texto se destinar à leitura feita pelos próprios alunos, é preciso considerar suas reais
possibilidades de realizar a tarefa, para que o desafio não seja muito difícil. Se a situação for de
produção do texto oralmente, há que se considerar que, em princípio, os alunos podem produzir
quaisquer gêneros, desde que tenham bastante familiaridade com eles, seja por meio da leitura
feita pelo professor ou por outros leitores. E quando se trata de produzir textos por escrito, isto é,
de escrever textos de próprio punho, as possibilidades se restringem, pois a tarefa requer a
coordenação de vários procedimentos complexos relacionados tanto com o planejamento do que
se pretende expressar quanto com a própria escrita.
É preciso, portanto, saber o que se pode propor aos alunos em cada caso: quando o professor lê
para eles, quando eles próprios é que têm que ler, quando produzem os textos sem precisar
escrever e quando precisam escrever eles próprios.
Além disso, é importante considerar que há uma série de variações que se pode fazer nas
atividades de uso da língua, que permitem contar com diferentes propostas a partir de situações
muito parecidas que se alteram apenas em um ou outro aspecto. Essas variações podem ser de:
· "material (lápis, caneta...), instrumento (à mão, à máquina, no computador...) e suporte (em
papel comum ou especial, na lousa, com letras móveis...)
· tipo de atividade: escutar, ler, escrever, recitar, ditar, copiar etc.
· unidade linguística (palavra, frase, texto)
· tipo (gênero) de texto
· modalidade (oralmente ou por escrito)
· tipo de registro ou de instrumento utilizado (com ou sem gravador, com ou sem vídeo ou por
escrito)
· conteúdo temático (sobre o quê)
· estratégia didática (com ou sem preparação prévia, com ou sem ajuda do professor, com ou
sem consulta...)
· duração (mais curta, mais longa...) e freqüência (pela primeira vez, freqüentemente (...)
· tamanho e tipo de letra
· circunstância, destino e objetivo (quem, onde, quando, de que modo, a quem, para que...
etc.)
· tipo de agrupamento (individual, em dupla, em grupos maiores)
· com ou sem algum tipo de restrição explícita (sem erros, com pontuação, com letra bonita,
com separação entre palavras, etc.)"
.
"Uma atividade se transforma em outra se, por exemplo, de individual passa a ser em dupla ou
realizada com toda a classe – e vice-versa.
O mesmo ocorre se for feita com ajuda ou sem ajuda,
com ou sem consulta, com ou sem rascunho, de uma só vez ou em duas ou mais vezes, no
caderno ou em papel especial para ser exposto num mural, com letras móveis, com cartões, na
lousa, no computador ou escrito a lápis..."
A escolha da forma de organização dos conteúdos
Além da seleção dos conteúdos a serem trabalhados e do tipo de atividade específica que será
proposta, há ainda outra importante decisão pedagógica, relacionada ao tratamento dos
conteúdos: a depender dos objetivos que se tem, eles podem ser trabalhados na forma de
"atividades permanentes, atividades sequenciadas, atividades de sistematização, atividades
independentes ou projetos".
Atividades permanentes são as que acontecem ao longo de um determinado período de
tempo, porque são importantes para o desenvolvimento de procedimentos, de hábitos ou de
atitudes. É o caso de atividades como: leitura diária feita pelo professor; roda semanal de
leitura; oficina de produção de textos; hora das notícias; discussão semanal dos conhecimentos
adquiridos etc.
Atividades sequenciadas são as planejadas em uma seqüência encadeada: o que vem a
seguir depende do que já foi realizado (e aprendido) anteriormente. Por exemplo: atividades
para alfabetizar, para ensinar a produzir textos de um determinado gênero, para ensinar
ortografia ou o uso de certos recursos gramaticais etc.
As atividades de sistematização, embora não decorram de propósitos imediatos, têm
relação direta com os objetivos didáticos e com os conteúdos: são atividades que se destinam
à sistematização dos conteúdos já trabalhados.
As atividades independentes são aquelas que não foram planejadas a priori, mas que
fazem sentido num dado momento. Por exemplo: "em algumas oportunidades, o professor
encontra um texto que considera valioso e compartilha com os alunos, ainda que pertença a
um gênero ou trate de um assunto que não se relacione às atividades previstas para o período.
E, em outras ocasiões, os próprios alunos propõem a leitura de um artigo de jornal, um poema,
um conto que os tenha impressionado e que o professor também considera interessante ler
para todos. Nesses casos, não teria sentido nem renunciar a leitura dos textos em questão,
pelo fato de não ter relação com o que se está fazendo no momento, nem inventar uma
relação inexistente (...).
Os projetos são situações didáticas em que o professor e os alunos se comprometem com um
propósito e com um produto final: em um projeto, as ações propostas ao longo do tempo têm
relação entre si e fazem sentido em função do produto que se deseja alcançar. É o caso de
atividades como jogral, dramatização, apresentação pública de leitura, produção de livro, de
jornal, de texto informativo e outras similares.
Extraído do texto Dez importantes questões a considerar...*
Variáveis que interferem nos resultados do trabalho pedagógico de Rosaura Soligo

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